O JRock é apenas uma especificação para o rock produzido no Japão, já que segue as mesmas vertentes de rock do mundo todo.
Já o Visual Kei, uma das ramificações do JRock, este sim é bastante específico. Possui características bastante particulares que não incluem apenas a sonoridade mas também a parte visual da banda, vestimentas, forma de apresentação mesmo.
As bandas japonesas comumente compõem em japonês mesmo, poucas usam somente o inglês em suas músicas mas é comum o uso de palavras ou expressões estrangeiras em meio ao japones.
Também é bastante característico do Jrock o uso de intrumentos incomuns para o rock, advindos da música clássica por exemplo, ou mesmo instrumentos de música tradicional japonesa.
Breve Histórico
A enorme repercussão do rock japonês no mundo teve incio na decada de 80, com a banda X Japan. É considerado que daí surgia o Visual Kei. A X Japan na verdade surgiu como uma banda de Speed Metal, uma vertente do Heavy Metal, com influencias de Hard Rock, Punk e Glam Rock.
A partir da década de 90 outras bandas como Dir en grey, Luna Sea e L’Arc-en-Ciel, ainda junto com X Japan, ajudaram a levar o estilo para as mídias de massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário